SOBRE NÓS
MISSÃO
Educar e evangelizar integralmente as crianças, adolescentes e jovens, sobretudo os mais necessitados, nas suas diversas culturas e realidades, promovendo a educação humana e cristã, e promovendo os valores do Evangelho, o compromisso com os valores humanos e cristãos, o compromisso com o serviço e a solidariedade para com o próximo, através de nossas obras: escolas, faculdades, universidades; obras sociais, oratórios e centros juvenis; paróquias e por meio da atuação em áreas indígenas.
VISÃO
Promover a educação integral da juventude por meio das Bem Aventuranças do Evangelho, do Sistema Preventivo de Dom Bosco, formando salesianos e leigos para atuarem juntos, em um grande movimento salesiano, em favor dos destinatários para que sejam formados integralmente e sejam protagonistas de uma vida mais sadia, feliz, no serviço aos outros e no empenho pela valorização da pessoa humana, da família crista, das escolhas vocacionais, da ecologia integral e de uma sociedade mais justa e fraterna.
VALORES
SALESIANOS DE DOM BOSCO
Dom Bosco, sob a inspiração de Deus, viveu e nos transmitiu um estilo original de vida e de ação: o espírito salesiano. Centro e síntese desse espírito é a caridade pastoral, caracterizada por aquele dinamismo juvenil que tão fortemente se revelava em nosso Fundador e nas origens da nossa sociedade: é um ardor apostólico que nos faz buscar as almas e servir somente a Deus.
Nossa vocação é marcada por um dom especial de Deus, a predileção pelo jovens: “Basta que sejais jovens para que eu queira muito”. Esse amor, expressão da caridade pastoral, dá sentido a toda a nossa vida. Pelo bom deles oferecemos generosamente tempo, dotes pessoais e saúde: “Por vós estudo, por vós trabalho, por vós eu vivo, por vós estou disposto até a dar a vida.
Artigos 10 e 14 das Constituições Salesiana.
SISTEMA PREVENTIVO
Algumas pessoas acham que educar é transmitir conhecimentos. Outras acham que é simplesmente ensinar. Uns escolhem métodos autoritários e repressivos, outros preferem métodos democráticos e participativos. Isso acontece na família, na escola; nas instituições, na sociedade em geral. Por trás de todas essas escolhas está a visão de mundo, de pessoa humana e de sociedade que se tem, e esta concepção está estreitamente ligada ao momento histórico e sociocultural em que se vive. Ela define o “por que”, o “para que”, o “como” educar. Foi assim também com Dom Bosco. É preciso perguntar o que o levou a adotar o Sistema Preventivo na educação da juventude no seu tempo. Mas, sobretudo, que concepção de pessoa humana e de educação hoje são coerentes com sua opção, ou seja, o que ele faria se vivesse nos dias atuais. Percebemos assim alguns princípios norteadores da experiência de Dom Bosco e do Sistema Preventivo: O Sistema Preventivo fundamenta-se numa visão positiva da pessoa humana, inspirada no humanismo otimista de São Francisco de Sales (daí o nome salesiano). Toda pessoa é dotada de racionalidade, de recursos naturais e sobrenaturais, e tem um potencial inesgotável de desenvolvimento, apesar de suas fraquezas: “em todo jovem, mesmo no mais rebelde, existe um ponto acessível ao bem; o primeiro dever do educador é descobrir este ponto, esta corda sensível do coração e tirar proveito disto” (MB V, 367).
FAMÍLIA SALESIANA
SOBRE NÓS
– Carisma
– Dom Bosco
– Família Salesiana
– Sistema preventivo
– PAVOC
– Equipe
ETAPAS FORMATIVAS
– Aspirantado
– Pré-Noviciado
– Noviciado
– Pós-Noviciado
– Tirocíonio
– Teologia
– Formação em Cresco