ETAPAS FORMATIVAS

ASPIRANTADO

• O QUE É O ASPIRANTADO?
É período em que você, Aspirante, vai dar continuidade ao seu processo de discernimento e amadurecimento vocacional em uma comunidade salesiana. Este período acontece em uma comunidade salesiana indicada para você fazer esta experiência vocacional, convivendo regularmente com os salesianos, participando de momentos de oração, refeição, fraternidade, estudo e trabalho pastoral.

• QUANTO TEMPO VAI DURAR O ASPIRANTADO PARA MIM?

Este tempo de Aspirantado pode durar de seis a doze meses.

• ONDE VOU MORAR?
Uma Equipe de Salesianos, depois de conversar com você, vai discernir e decidir o melhor lugar para você fazer esta experiência. Ao chegar à comunidade, você vai ser recebido pelo Diretor e pelos Salesianos. Vai ser apresentado para os educadores e jovens. O Diretor vai lhe acompanhar no processo de orientação espiritual. Você vai receber um texto de Acompanhamento Espiritual, alguns textos para você ler, e algum material especifico deste tempo de formação que vai lhe ajudar neste processo de discernimento.
Em geral, nossas comunidades que funcionam o Aspirantado: Colégio São Gonçalo e Patronato Santo Antônio (Cuiabá), Colégio Dom Bosco e Paulo VI (Campo Grande), Comunidade Santa Teresa( Corumbá), Comunidade Três Lagoas, Comunidade de Lins, Comunidade de Araçatuba, Comunidade de Meruri, Comunidade de São Marcos, Comunidade de Sangradouro, Comunidade de Rondonópolis, Comunidade de Barra do Garças.

• O QUE VOU QUE ESTUDAR?
Além de iniciar o estudo da vida do Fundador, a história da Congregação, a pedagogia e a espiritualidade salesianas, você, em diálogo com o Delegado da Pastoral Vocacional e o seu responsável, podem dar continuidade aos estudos acadêmicos, se for oportuno dentro deste processo de discernimento e aprofundamento vocacional.
Ratio 215. …A caridade pastoral é, portanto, a motivação que fundamenta o empenho da formação e dá significado às renúncias, aos esforços, à ascese e à disciplina que a formação implica. E não é somente o ponto de partida da formação; é também a meta a alcançar. E como a caridade nunca está completamente desenvolvida, sempre se está em formação!

• QUE TIPO DE TRABALHO PASTORAL VOU REALIZAR?
Você terá a oportunidade de atuar como voluntário na ação educativo-pastoral da obra onde estará inserido, de modo a vivenciar bem de perto a missão salesiana, fazendo parte de uma comunidade e trabalhando juntamente com os salesianos. Você pode auxiliar no trabalho em uma escola, obra social, missões indígenas, paróquias e demais frentes de trabalho onde atuam os salesianos. Dessa forma, já vai fazer a experiência da alegria salesiana de estar no meio dos jovens, a serviço deles.

• COMO VOU SER ACOMPANHADO NA MINHA CAMINHADA VOCACIONAL?
Você será acompanhado de perto pelo Diretor da comunidade e toda comunidade na qual será inserido. O Delegado da Pastoral Vocacional será o responsável pela animação e formação dos Aspirantes, propondo encontros de formação e convivência durante o ano e fazendo visitas aos Aspirantes em suas comunidades. Cabe aos salesianos o atendimento mensal do Aspirante, bem como assistência espiritual e acompanhamento.
Ratio 293 o Diretor da comunidade continua responsável por seu processo formativo pessoal; isso implica que haja para com ele um relacionamento de abertura e de cobrança que lhe assegure o conhecimento necessário para orientar, discernir e decidir.

• COMO SERÁ O MEU PROGRAMA DE ASPIRANTADO?
Uma vez que você inicia o Aspirantado, o Coordenador dos Aspirantes e o Diretor vão organizar com você um programa de estudos, trabalhos pastorais, encontros, férias.
Após este período de Aspirantado, você poderá optar por ingressar oficialmente na formação dos Salesianos de Dom Bosco, apresentando o pedido para ser admitido ao Pré-noviciado (Indápolis), poderá continuar no aspirantado ou, ainda, fazer outra experiência vocacional.

• QUEM É O COORDENADOR DOS ASPIRANTES?
O coordenador do grupo dos Aspirantes é o Delegado Inspetorial da Pastoral Vocacional, que tem a missão de cuidar e acompanhar de perto o caminho e discernimento vocacional de cada Aspirante em diálogo constante com a Comunidade Salesiana na qual o jovem está inserido.

imagens-11_1-11
ICONES_Prancheta 1 cópia

(67) 9 8178.0400 | (67) 3312.6400

vocacao@missaosalesiana.org.br

Rua Pe João Crippa, 1437 CEP 79002-390 – Campo Grande, MS

SE INTERESSOU?